Goiano - 4a. Rodada

A capital reage na tabela

A 4a. rodada do Campeonato Goiano foi marcada pelas vitórias e recuperação dos times de Goiânia. O Vila Nova teve que se esforçar muito, mas venceu o Novo Horizonte, por 2 a 0, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). A batalha do Goiás não foi menor em Catalão, onde a equipe venceu o CRAC por 1 a 0. Já o Atlético teve vida mais fácil e venceu Jataiense por 4 a 2, no Serra Dourada.

Marco Aurélio foi o nome do jogo no OBA. Entrou no segundo tempo e em poucos minutos fez o que o ataque do Vila só tinha feito no primeiro jogo do campeonato: gol. Ou melhor, gols, porque o atacante ainda conseguiu tranquilizar a equipe assinalando o segundo logo depois que o goleiro Max salvou o Tigre de voltar a ver o placar igual. Em Catalão, o veterano Alex Dias reestreiou no Verde marcando o gol da vitória.

Outro destaque dos jogos da quarta, 30, foi a derrota dos últimos três invictos do campeonato. Destaque para a vitória do time caseiro do Mineiros contra as 'estrelas' do Itumbiara. O time do sudoeste não só lidera o grupo A, como mostra forças para lutar por uma das vagas à Série C do Campeonato Brasileiro. O bom time do Anápolis caiu contra o Trindade (1 a 0) e a Jataiense perdeu para o Atlético.

Na próxima rodada é ficar de olho no jogo Goiás X Mineiros, na Serrinha, além de Itumbiara X CRAC, o clássico do sul. Vamos analisar até que ponto Mineiros, Itumbiara e Goiás possuem qualidade técnica para estarem liderando o campeonato com nove pontos cada.

Campeonato Goiano
4a. Rodada

Trindade 1 X 0 Anápolis
Anapolina 1 X 0 Canedense
Atlético 4 X 2 Jataiense
CRAC 0 X 1 Goiás
Mineiros 3 X 2 Itumbiara
Vila Nova 2 X 0 Novo Horizonte
Read More

Campeonato Goiano

Clássico mostra Goiás mais pronto que Vila

O jogo de domingo, 27, entre Goiás e Vila Nova mostrou que os esmeraldinos estão a um passo a frente na preparação do time para a temporada 2008 do que o seu maior rival. Isto porque não foi apenas o resultado (Goiás venceu por 2 a 1) que favoreceu o alvi-verde. Durante todo o jogo o Goiás apresentou um time mais preparado do que os colorados.

É claro que a expulsão de Vítor (zagueiro do Vila) em meados do primeiro tempo foi um fator que ajudou muito o time verde - a situação foi semelhante ao clássico contra o Atlético, onde o Goiás também ficou com vantagem numérica logo no início do jogo. Antes do carrinho violento do jogador vermelho, porém, o Goiás já tinha um domínio maior do meio campo e atacava mais. Até então a arma mais poderosa do Vila eram os constantes contra-ataques perigosos.

A partir da expulsão o Vila desapareceu. A opção do técnico René Weber de não tirar um atacante para compor a zaga de nada adiantou, pois o setor ofensivo do time ficou inativo. O Goiás dominou de vez o meio campo e aproveitou bem as lacunas deixada pela ausência Vítor. Resultado: 2 a 0 logo no início do segundo tempo.

Recuperação natural
O Vila Nova parecia morto. Mas em se tratando de Goiás X Vila Nova não há mortos antes do apito final do árbitro. O renascimento do Tigre na partida, porém, nasceu dos pés esmeraldinos de Rafael Marques. Depois de um cruzamento despretensioso, o zagueiro verde pôs a bola para dentro da própria rede, em um exemplo claro de falta de comunicação com o goleiro Harley. Aliás, durante todo o jogo a zaga esmeraldina mostrou ainda não estar entrosada com o camisa um do time.

Depois do gol, o Vila cresceu e criou grandes chances de empatar, mas a pressão foi natural, já que o Tigre viu que poderia evitar a derrota depois de escapar várias vezes de levar mais gols e o Goiás percebeu que poderia sair sem os três pontos, mesmo com tudo a seu favor. Logo depois de várias chances desperdiçadas pelos colorados, o jogo voltou ao normal e o time esmeraldino voltou a pressionar. Nem a expulsão justa de Schwenk, que deu um coice no adversário, deu novos ânimos ao Vila.

Arbitragem e substituições
O jogo ficou marcado pela péssima arbitragem do gaúcho Leonardo Gaciba. Inverteu várias faltas, deu cartões amarelos exageradamente para quem não merecia e ‘esqueceu’ de outros que fizeram por onde. Não errou nos lances capitais, é verdade, mas irritou as duas equipes nos pequenos lances.

As alterações dos dois treinadores foram alvos para críticas. Do lado de Caio Júnior, apenas a saída de Ramalho ficou sem explicação. A entrada de Anderson Aquino é justificável (o treinador quer testar o novo reforço), porém o meia foi muito mal. O atacante Alex Terra, por outro lado, jogou bem, mesmo jogando de meia, que não é da dele.

Já René Weber tentou mudar as coisas com a entrada de Higo, Alexandre e Marco Aurélio, mas não conseguiu. O seu maior erro foi ter deixado em campo o atacante Túlio, que pouco fez em todo o jogo.

A carência do Tigre.....
O Vila está pecando no setor de meio e ataque. É curioso, pois é onde o time manteve a base do ano passado. Alex Oliveira, Wando e Túlio tiveram dificuldades em receber a bola, e quando tiveram com ela nos pés fizeram pouco. Tanto que dos quatro gols que a equipe tem até agora, três foram feitos por jogadores adversários.

..... e o lado forte do Periquito
O Goiás está com o time em formação, mas os primeiros jogos já mostraram que as novas caras prometem alegria para a torcida. Quem ficou também está com um ritmo novo. Paulo Baier, mas uma vez correu muito e ajudou o time na armação. Schwenk não tem tido sorte, mas mostra vontade e bom posicionamento. À conferir até onde Caio Júnior levará esta equipe.

Campeonato Goiano
3a. Rodada

Domingo (27/01)

Goiás 2 X 1 Vila Nova
Itumbiara 3 X 2 Atlético
Anápolis 2 X 1 Anapolina
Novo Horizonte 1 X 0 CRAC
Canedense 0 X 1 Trindade
Jataiense 2 X 1 Mineiros
Read More

Campeonato Goiano

Análise - 2a. Rodada

Anapolina 0 X 0 Atlético

A Anapolina mais uma vez surpreende ao conseguir empatar com forte time do Atlético. O problema é que o dragão campineiro ficou longe de mostrar o seu melhor futebol. Já a 'Chata' também prova que não possui grande potencial. O placar de 0 a 0 foi o resultado de um jogo entre dois times que não se acertaram.

Canedense 0 X 2 Itumbiara

O Itumbiara segue na sua estrada anunciada de sucessos. Venceu bem a equipe da Canedense que começou o campeonato com uma vitória fora de casa. No domingo tem mais um grande desafio contra o Atlético, em Itumbiara. A grande incógnita desta equipe é saber até que ponto ela é imbatível. Se for imbatível. A conferir.

Jataiense 1 X 0 CRAC

Mais pontos para a equipe da Jataiense, que começou queitinha, já soma quatro pontos e sustenta uma pequena invencibilidade. O CRAC está se consolidando como a grande surpresa negativa deste início de competição.

Mineiros 1 X 0 Novo Horizonte

Este jogo confirma a caminhada das duas equipes na competição. O Mineiros somou seis pontos e é líder do grupo A. Já o Novo Horizonte perdeu mais uma e se junta ao CRAC como um time em que se esperava muito e que até agora não conseguiu nada.

Vila Nova 2 X 1 Trindade

Mesmo com a vitória, o jogo no Onésio Brasileiro Alvarenga só deixou a torcida colorada mais angustiada. Depois do fracasso na fronteira contra o Itumbiara, na primeira rodada, o Vila venceu mais fiou longe de convencer. Mostra que ainda tem muito o que melhorar, principalmente no setor de ataque. Exemplo disto é que o Trindade fez os três gols da partida - o seu e dois contras em favor do Tigre. A falta de um bom futebol não deixa de ser esperado, já que é apenas a segunda rodada, mas também serve de alerta para todos os colorados.

Goiás 1 X 2 Anápolis

Depois de um bom futebol e a vitória no clássico contra o Atlético, o Goiás caiu em casa contra o Anápolis. É um resultado que, sem dúvida, preocupa a torcida do Verde e põe um sinal de alerta ao time. É claro que é apenas o início de um trabalho e que deve se dar tempo ao tempo, porém a derrota mostra que a construção de uma nova equipe será mais difícil do que se imaginava. O clássico Goiás X Vila deverá mostrar mais das duas equipes e formar melhor a nossa opinião sobre os dois rivais. Por enquanto o importante é apenas resaltar o triunfo da equipe do Anápolis, que assim como a sua conterrânea Anapolina, está longe de ter a condição financeira ideal para disputar a competição.

Campeonato Goiano
3a. Rodada

Domingo (27/01)

16h - Goiás X Vila Nova
16h - Itumbiara X Atlético
17h - Anápolis X Anapolina
17h - Canedense X Trindade
17h - Jataiense X Mineiros
17h - Novo Horizonte X CRAC
Read More

Campeonato Goiano

Análise - 1a. Rodada

Itumbiara 3 X 1 Vila Nova

Se depender da estréia o Itumbiara se confirmará como um dos favoritos ao título do campeonato. O time de Paulo César Gusmão não deu chances ao Tigre e venceu bem. É preciso lembrar que o Vila Nova perdeu Wando, expulso logo no início de jogo. A vantagem numérica, porém, não tira o mérito da equipe de Fábio Oliveira, ex-Remo, que marcou dois gols em sua estréia.

Novo Horizonte 0 X 1 Canedense

O Novo Horizonte é um dos times que mais se preparou para este campeonato, mas já começa mal, perdendo em casa para a Canedense. O time de Senador Canedo ainda é uma incógnita e precisa ser melhor avaliado.

Trindade 0 X 2 Mineiros

O Mineiros montou um time caseiro, com atletas de baixo custo e jovens, mas a ação acabou dando certo, pelo menos na estréia. A vitória no primeiro jogo aumenta a nossa curiosidade, já que o time do sudoeste já vem montando boas equipes há alguns anos.

Anápolis 1 X 1 Jataiense

O grande teste do Anápolis será na quarta-feira, contra o Goiás, na Serrinha. No jogo contra a Jataiense o empate diz pouco, considerado como um resultado normal. O time anapolino mostrou que, pelo menos, tem algum poder de reação já que saiu atrás.

CRAC 0 X 1 Anapolina

Foi a grande zebra da rodada. O CRAC espera repetir neste ano o sucesso dos anteriores, e principalmente a boa campanha que fez no Campeonato Brasileiro da Série C. A Anapolina, pelo contrário, está muito desorganizada. Durante a semana passada a participação da equipe no campeonato foi até mesmo questionada.

Campenato Goiano
2a. Rodada

Quarta-Feira (23/01)

20h30 - Anapolina X Atlético
20h30 - Canedense X Itumbiara
20h30 - Jataiense X CRAC
20h30 - Mineiros X Novo Horizonte
20h30 - Vila Nova X Trindade
21h45 - Goiás X Anápolis
Read More

Campeonato Goiano

Goiás vence Atlético "desfalcado"

O clássico de abertura do Campeonato Goiano 2008 contrariou as expectativas - apesar da falta de ritmo e baixa performance física, jogadores de Goiás e Atlético se esforçaram e fizeram um belo espetáculo. Principalmente porque o jogo ficou em aberto até meados do segundo tempo, quando o Goiás marcou o segundo gol, virou a partida (2 a 1) e garantiu os seus três primeiros pontos no campeonato. O Atlético, porém, vendeu cara a derrota.

A expulsão do capitão Jairo, ainda no início do jogo, a substituição de Sorato, sacrificado pela manutenção do esquema tático, e as saídas de Lindomar e Anaílson, o primeiro por contusão e o segundo por falta de fôlego, todas as baixas atléticanas, ajudaram muito o time esmeraldino, no segundo tempo. Na primeira etapa, quando ainda estava com time completo, o Atlético jogou bem, de igual para igual com o Goiás, e poderia ter tido sorte melhor na partida.

O Atlético se apresentou com poucas mudanças do time do ano passado. O ponto positivo ainda é o setor ofensivo, com as grandes jogadas dos meias Lindomar e Anaílson - destaques atleticanos no jogo - e o atacante Rivaldo. O lateral-esquerdo Julinho estreiou bem no primeiro tempo, mas desapareceu na segunda etapa. O volante Pituca e o zagueiro Rafael se mostraram, mais uma vez, seguros no sistema defensivo. O goleiro Márcio também teve um excelente desempenho na partida.

Com um sol aberto e temperatura alta no Serra Dourada, os dois times se movimentaram bastante nos primeiros minutos. Duas faltas fortes, e até certo ponto infantis, de Jairo obrigaram o time atleticano a correr mais quando o árbitro Elmo Rezende o expulsou. Mesmo assim, a equipe rubro negra não se entregou e criou boas jogadas, principalmente pela meia esquerda, com Julinho e Lindomar.

Por outro lado, o Goiás tentava articular jogadas pela direita, com Paulo Baier e Rinaldo, só que esbarrou na falta de entrosamento e na fraca atuação do último. Bola no travessão em jogada atleticana, gol anulado do Goiás foram as principais jogadas do primeiro tempo, até o gol de Rafael aos 46 minutos, depois de cruzamento em cobrança de falta e muita confusão na área esmeraldina.

No segundo tempo, o zagueiro Nilton fez pênalti bobo em Schwenk e fez desmoronar o esquema que o técnico Wladimir Araújo reformulou nos vestiários. O próprio Schwenk cobrou e converteu. Ele é o novo cobrador oficial do time, após os insucessos de Baier na reta decisiva do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Depois do gol, já sem suas três referências lá na frente, o Atlético sentiu, assumiu a inferioridade naquele momento do jogo e passou a explorar contra-ataques. O Goiás armou várias jogadas, acertou o travessão e conseguiu marcar com um chute forte de Júlio César de fora da área, já na parte final do jogo.

A carência de um meia armador ainda é sentida pela equipe do Goiás. A equipe, porém, mostrou no clássico algo novo em relação à campanha desastrosa do Brasileirão 2007 - motivação. O primeiro jogo oficial trouxe esperanças a torcida esmeraldina não só pela vitória. O time jogou bem, se esforçou e as novas contratações mostraram qualidades.

O volante Ramalho conseguiu oxigenar o meio, ao lado de Danilo Portugal. Júlio César não fez grande partida, mas mostrou que pode evoluir, além de chutar bem de longe, algo que estava faltando há muito tempo no Goiás. Schwenk esteve bem posicionado, mas teve azar em algumas finalizações. Anderson Aquino jogou pouco, mas pode ser boa opção pela esquerda. Enfim, uma gama de alternativas para o técnico Caio Júnior. Ele que também estreou bem, fazendo boas alterações.

Campeonato Goiano
1ª. Rodada


Domingo (20/01)

Atlético 2 X 1 Goiás
Itumbiara 3 X 1 Vila Nova
Novo Horizonte 0 X 1 Canedense
Trindade 0 X 2 Mineiros
Anápolis 1 X 1 Jataiense
CRAC 0 X 1 Anapolina
Read More

Campeonato Paulista

Dos grandes, só o Santos começa mal

1a. Rodada

O Santos, atual campeão paulista, estreou com derrota para a Portuguesa por 2 a 0, na última quarta-feira, 16, no Morumbi. Foi o único dos chamados 'grandes' de São Paulo que não estreou com vitória. Na quinta-feira, 17, o Palmeiras recebeu o Sertãozinho e venceu por 3 a 1, em jogo disputado na Arena Barueri, que será a casa do time alvi-verde até que seja concluída a reforma no Palestra Itália.

O atacante Adriano não foi apenas promessa em sua estréia no São Paulo. Contra o Guaratinguetá, no vale do Paraíba, o tricolor venceu de virada, 2 a 1, com dois gols dele, que agora é mais ídolo que nunca no Morumbi. Pelo menos até o próximo jogo, já que a cobrança em cima do chamado 'Imperador' será muito grande.

Já o Corinthians jogou a sua primeira partida oficial desde o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, em dezembro, e não descepcionou. Conseguiu passar pelo Guarani por 3 a 0, no Morumbi, com três gols no segundo tempo. Dois deles de Finazzi. Por outro lado, o time de Campinas fez a sua reestréia na divisão de elite de São Paulo depois de um ano na Série A-2 e terminou a primeira rodada na última posição.

Resultados:

Quarta-Feira (16/01)

Portuguesa 2 X 0 Santos
Rio Claro 2 X 0 Paulista
Juventus 1 X 1 Noroeste
Ponte Preta 4 X 2 Ituano
Mirassol 2 X 1 Grêmio Barueri

Quinta-Feira (17/01)

Guaratinguetá 1 X 2 São Paulo
Palmeiras 3 X 1 Sertãozinho
Corinthians 3 X 0 Guarani
Rio Preto 2 X 2 São Caetano
Bragantino 0 X 2 Marília
Read More

Copa São Paulo

Marcação falha e Goiás é eliminado

A pífia marcação do time de juniores do Goiás no primeiro tempo foi decisivo para a derrota contra o Flamengo, por 3 a 1, em Piracicaba, que decretou a eliminação dos esmeraldinos na Copa São Paulo de Juniores. O time ainda conseguiu abrir o marcador com Marcos Vinícius, aos 12 minutos, mas depois caiu muito de produção.

Após o gol, o time recuou e a defesa e o meio de campo não conseguiram mais manter a bola nos pés. Em uma exibição que lembrou a equipe principal em 2007, que por pouco não foi rebaixada no Campeonato Brasileiro, o Goiás deu todo o espaço possível ao Flamengo, que não perdoou. Em 12 minutos, Pedro Beda duas vezes e Paulo Roberto construiram o placar do jogo.

O time goiano ainda dominou boa parte do segundo tempo e teve algumas situações de gol. Mas, diferente do adversário, o Flamengo soube recuar e administrar o marcador. Agora os cariocas jogarão contra o Internacional-RS, que venceu o Juventude-RS por 2 a 1 e garantiu a classificação às oitavas-de-finais. O confronto deverá ser na próxima sexta-feira, 18, ou sábado, 19, com local e data ainda a ser definido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Apesar da derrota, o meia Jeferson, que entrou no segundo tempo, jogou um bom futebol e foi o destaque da equipe do Goiás. Além dele, o meia Marcos Paulo, o atacante Marcos Vinícius e os volantes Douglas e Tolói apareceram de forma positiva durante a competição e podem disputar espaços na equipe principal.

O poderoso atacate do Flamengo é a grande arma da equipe. Os atacantes Pedro Beda e Paulo Roberto se posicionam bem. Beda mostrou ser um bom finalizador. Já o meia esquerda Erich Flores é o grande motor da equipe, correndo todo o campo durante os 90 minutos e armando grande jogadas para o rubro-negro.

Copa São Paulo de Juniores
1/16 de Finais

Piracicaba
Flamengo 3 X 1 Goiás
Read More

Campeonato Goiano 2008

Incógnitas marcam o início do Estadual

O Campeonato Goiano de 2008 começa no próximo domingo, 20, cheio de perguntas a serem respondidas. O que mais causa curiosidade é saber qual dos três times da capital fez o melhor trabalho no período de recesso e sairá na frente em busca do título.

Não há dúvidas de que Goiás, Vila Nova e Atlético são os favoritos para mais uma edição do estadual. O que coloca um ponto de interrogação em suas futuras performances é que os três terminaram 2007 em situações bem distintas.

O Goiás terminou o ano passado sabendo que sofreu o menor do males. Apesar de um péssimo desempenho no Campeonato Brasileiro da Série A, conseguiu reverter a sua posição na última rodada e se livrou do rebaixamento.

Logo depois do fim da temporada, o Goiás dispensou vários jogadores que atuaram em 2007 como titulares, como os volantes Cléber Gaúcho, e Cléber Goiano, além do atacante Fábio, que sempre era opção para o segundo tempo, e contratou vários outros atletas ‘desconhecidos’.

Dos quase dez reforços já anunciados pela diretoria, Ramalho (campeão da Copa do Brasil 2004 pelo Santo André) e Schwenck (ex-Figueirense) são os mais conhecidos do público em geral. O que, é claro, não tira os créditos das contratações, apenas indica que o Campeonato Goiano será um grande vestibular para o novo Goiás.

O Vila Nova terminou o ano passado com o objetivo alcançado. Após ser despromovido em 2006, o time goiano voltou a Série B do Brasileiro em 2007. O ponto positivo da equipe foi manter a base vitoriosa do ano passado, principalmente no ataque, onde o time tem o meia Alex Oliveira e os atacantes Túlio e Wando.

Atrás, porém, o time perdeu alguns jogadores e teve que se reforçar. Contratou os laterais Luís Felipe, ex-Grêmio e ex-América-MG, e Madisson, ex-CRB e ex-Cabofriense. Para a zaga o técnico René Webber, que também é novo no Tigre, indicou o zagueiro Pereira, ex-Internacional. Todos eles carecem de avaliações.

Assim como o Vila, o Atlético se esforçou para subir a Série B do Brasileiro, em 2007. Não conseguiu. Mas é inegável que a manutenção da base que obteve sucesso no ano passado – além da boa campanha na Série C, quando o time foi campeão goiano – será importante para a equipe, em 2008.

A contratação do técnico Wladimir Araújo, que fez um ótimo trabalho no CRAC, promete ser uma grande cartada da diretoria. A equipe perdeu o ótimo volante Róbston para o Botafogo-RJ, mas manteve os meias Pituca e Anaílson, o atacante Rivaldo e a dupla de zaga Rafael e Jairo. As novas contratações também não passam de apostas.

As perguntas do Campeonato Goiano não param nas equipes da capital. A maior incógnita de todo o campeonato é onde chegará o Itumbiara, time que mais se reforçou no Estado. Comandado pelo técnico Paulo César Gusmão, ex-Cruzeiro e conhecido nacionalmente, o time da fronteira trouxe o atacante veterano Basílio (ex-Palmeiras), o goleiro Sérgio (ex-Palmeiras), volante Leandro Carvalho (Vasco) e o atacante Fábio Oliveira (ex-Remo e que jogou no Atlético-GO no último estadual). O CRAC e o Novo Horizonte também são times de grandes promessas. A dúvida é: quais destas promessas vai realmente vingar?
Read More

Copa São Paulo

Goiás pega o Flamengo na próxima fase

O time juniores do Goiás enfrentará o Flamengo na próxima fase da Copa São Paulo. O Flamengo foi o campeão do grupo N, enquanto que o Goiás foi o segundo melhor no ranking dos times que terminaram a primeira fase em segundol lugar em seus respectivos grupos.

A data e o local da partida serão definidos na segunda, 14, pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Se passar às oitavas-de-finais, o time goiano pegará o vencedor de Internacional-RS X Juventude-RS.

Os confrontos da segunda fase da Copa São Paulo de Juniores:

Terça-Feira (15/01)

14h - São Paulo
Santos-SP X América–MG

14h - Guarulhos
Internacional-RS X Juventude-RS

16h - Leme
Fortaleza-CE X Coritiba-PR

16h - Taboão da Serra
Taboão da Serra-SP X Marília-MA

16h - Americana
Ferroviária-SP X Rio Branco-SP

16h - São Paulo
Pão de Açúcar-SP X Portuguesa-SP

16h - Rio Claro
Palmeiras-SP X Figueirense-SC

19h - Piracicaba
Flamengo-RJ X Goiás-GO

21h - São José do Rio Preto
Corinthians-SP X Santo André-SP

Quarta - Feira (16/01)

14h - São Carlos
Fluminense-RJ X Nacional-AM

14h - São Bernardo
Grêmio-RS X Atlético-PR

16h - Araras
São Paulo-SP X São Bernardo-SP

16h - Jacareí
Ponte Preta-SP X Bahia-BA

16h - Paulínia
Vitória-BA X São Carlos-SP

19h - Taubaté
Vasco-RJ X União São João-SP

20h30 - Hortolândia
Cruzeiro-MG X Guarani-SP

* Atualizado em 14/01 às 17:20
Read More

Copa São Paulo

Goiás avança com mais uma goleada

O time de juniores do Goiás irá representar o Estado na próxima fase da Copa São Paulo de Juniores. Hoje, em Jacareí, a equipe goleou o time local homônimo a cidade por 5 a 0 e garantiu classificação como um dos dez melhores segundos colocados da competição.

Apesar da derrota do time na primeira rodada para a Ponte Preta, o Goiás construiu a sua classificação com duas vitórias contundentes. Além da goleada de hoje, a equipe goiana já havia batido o Mato Grosso do Sul-MS na quarta, 9, pelo placar de 7 a 0.

O alto saldo de gols do time foi decisivo, pois várias equipes terminaram a primeira fase da Copinha em segundo lugar de seus grupos com seis pontos, e o desempate é definido pela diferença de gols.

O adversário do Goiás na segunda fase, que será disputada por eliminatória mata-mata, ainda não é conhecido, mas deverá ser um dos cariocas Flamengo ou Fluminense. A definição ocorrerá após o término dos dois últimos jogos da primeira fase, Grêmio-RS X São Bernardo-SP e XV de Piracicaba-SP X Flamengo-SP, que estão se enfrentando neste momento.

Vila Nova
O Vila Nova, que também representou Goiás na competição, se despediu com uma vitória. O colorado bateu o Vilavelhense-ES por 3 a 2, na capital paulista. O time goiano já havia perdido seus dois primeiros jogos e não tinha mais chances de classificação.

Copa São Paulo de Juniores
3ª. Rodada / 1ª. Fase


Grupo I

Vila Nova-GO 3 X 2 Vilavelhense-ES
Pão de Açúcar-SP 1 X 0 Figueirense-SC

Grupo R

Ponte Preta-SP 4 X 3 Mato Grosso do Sul-MS
Jacareí-SP 0 X 5 Goiás-GO

Read More

Copa São Paulo

Goiás segue vivo; Vila é goleado e está fora

Os times juniores de Goiás e Vila Nova foram protagonistas de goleadas na tarde da quarta, 9, pela Copa São Paulo. O Goiás venceu o Mato Grosso do Sul-MS por 7 a 0 e continua na briga pela classificação. Já o Vila Nova perdeu para o Pão de Açúcar-SP por 6 a 0 e já não tem mais chances de brigar pelo título.

No Vila Nova o detalhe é que o ataque, que era uma das principais apostas da equipe, não funcionou e até o momento o time não marcou nenhum gol. No jogo anterior, o tigre já havia perdido para o Figueirense, por 2 a 0.

O time goiano despede da competição no domingo, 13, às 14h, quando pega o Vilavelhense-ES, que também já está fora. A eliminação precoce do Vila não deixa de ser uma surpresa, já que o clube tradicionalmente possui boas categorias de base.

Já para o Goiás a batalha ainda não terminou. Com a goleada, a equipe não só se recuperou da derrota para a Ponte Preta, no primeiro jogo por 4 a 3, como mantém chances de seguir em frente.

Para isto, precisa derrotar o Jacareí no domingo, 13, às 16h. A partida não será fácil, já que o Jacareí venceu o Mato Grosso do Sul no primeiro jogo (3 a 1) e não entregou fácil a vitória para a Ponte Preta-SP, na segunda rodada, quando perdeu por 2 a 1. Vale lembrar que o Jacareí é o time da casa, e terá grande apoio da torcida local.

Copa São Paulo de Juniores
2ª. Rodada / 1ª. Fase

Grupo I

Pão de Açúcar-SP 6 X 0 Vila Nova-GO
Vilavelhense-ES 1 X 4 Figueirense-SC

Grupo R

Jacareí-SP 1 X 2 Ponte Preta-SP
Mato Grosso do Sul-MS 0 X 7 Goiás-GO

Read More

Goiás e Vila se complicam na Copinha

A Copa São Paulo de Juniores abriu a temporada do futebol brasileiro neste fim de semana. Pior para os goianos Goiás e Vila Nova que perderam seus jogos de estréia e diminuíram consideravelmente as suas chances na competição.

Bem que Toloi tentou dar uma melhor sorte para o Goiás. O jogador abriu o placar marcando um gol de falta aos 12 minutos do primeiro tempo contra a Ponte Preta, em Jacareí. Mas, o time esmeraldino não agüentou a equipe de Campinas, e aos 20 minutos do segundo tempo a macaca já fazia 4 X 1. Nos acréscimos, Toloi (45 minutos) e Igor (47 minutos) ainda descontaram para os goianos.

Na capital paulista, o Vila Nova não foi páreo para o Figueirense, mas bem que tentou surpreender. O tigre levou o empate para os vestiários, após a primeira etapa, mas se rendeu aos catarinenses, no segundo tempo. Franklin, aos 25, e Maicon, aos 44, marcaram para a equipe de Florianópolis.

Na quarta-feira, 9, às 14 horas, o Vila Nova enfrenta o time da casa, o Pão de Açúcar, na segunda rodada da competição. O nome do time não é mera coincidência. O Pão de Açúcar é o ramo futebolístico da grande empresa de supermercados de mesmo nome. Já o Goiás pega o Mato Grosso do Sul, no mesmo dia, às 16 horas.

A situação de ambos não é boa. Mesmo ganhando os seus dois jogos restantes na primeira fase, Goiás e Vila Noiva terão que fazer bom saldo de gols, além de torcer contra times de outros grupos. A boa notícia é que o jogo, teoricamente, mais difícil de ambos foram justamente os de hoje. Mas, como o regulamento da competição é cruel, os goianos só têm um caminho para se manterem vivos na competição – vencer e vencer.

Sem surpresas
Os favoritos ao título da Copa São Paulo estrearam sem problemas. São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Ponte Preta, Guarani, América-SP, América-MG, times sempre lembrados e com tradição na Copinha, começaram com o pé direito e venceram seus confrontos.

A primeira rodada se completa amanhã, quando o Barueri-SP enfrenta o Fluminense-BA, às 18h30, e o Atlético Mineiro-MG pega o Marília FC-MA, às 20h30. Os dois jogos são válidos pelo grupo F, que tem sede em Barueri.

Copa São Paulo de Juniores
1ª. Rodada / 1ª. Fase

Grupo I

Pão de Açúcar-SP 4 X 1 Vilavelhense-ES
Figueirense-SC 2 X 0 Vila Nova

Grupo R

Jacareí 3 X 1 Mato Grosso do Sul
Goiás 3 X 4 Ponte Preta
Read More

Goianos desafiam os sonhos na Copa BR

Goiás e Atlético-GO disputam a Copa do Brasil de 2008 em busca do tão sonhado título nacional e da possibilidade de disputar a Copa Libertadores da América de 2009. Mesmo difícil de acreditar que o título possa realmente ficar na mão de um dos dois, não custa parar, imaginar e dar uma olhada em seus confrontos, na competição.

O Goiás tem caminho aberto. Estréia contra o Cacerense de Cáceres-MT, no dia 27 de fevereiro. Se vencer por dois gols de diferença, não terá o jogo de volta, marcado para 5 de março, no Serra Dourada. Não deverá ter dificuldades para alcançar a próxima fase, onde deverá enfrentar o Santa Cruz – o time pernambucano pega o Fast-AM na primeira fase.

Mesmo com tradição e história, o Santa Cruz não é considerado um adversário dos mais difíceis. Está em crise, desde a queda para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, no ano passado. Porém, um adversário ‘não-difícil’ não significa ‘não-perigoso’. Cuidados é sempre bom, mas uma eliminação para o Santa seria considerado um fracasso esmeraldino na Copa do Brasil-2008.

Chegando a terceira fase, o Goiás provavelmente pegará o seu maior rival de 2007. O Corinthians deverá ser o adversário do Goiás, revivendo a corrida contra o rebaixamento travada pelas duas equipes em 2007. No caso do confronto vir a se configurar, será o grande desafio que o verde goiano terá pela frente no primeiro semestre de 2008.

Na possibilidade de passar às quartas-de-finais, o Goiás poderá enfrentar o Atlético-GO. O rubro-negro estréia contra o Ituiutaba-MG, dia 13 de fevereiro, em Minas, também com a possibilidade de eliminar o adversário já no primeiro jogo. Não deverá ter dificuldades para chegar à segunda fase. Neste caso, o Atlético-GO deverá pegar logo pela frente uma grande pedra no sapato.

O Grêmio não conseguiu se classificar para a Libertadores em 2007 e vê na Copa do Brasil um caminho mais fácil para disputar a competição sul-americana no ano que vem. Pega o homônimo Grêmio Jaciara-MT na primeira fase, e deverá ter o Atlético-GO logo na seqüência. É um confronto que deverá impedir a repetição da boa campanha do rubro negro no ano passado, quando chegou até as oitavas.

No caso de eliminar o Grêmio, o primeiro semestre do Atlético já terá valido a pena. Pegaria na terceira fase o Coritiba ou o São Caetano, na pior das hipóteses. Veria um confronto com o Goiás muito próximo. Porém Goiás X Atlético na Copa do Brasil-2008 é um sonho muito grande para o futebol goiano. Ou não?
Read More

Vila e Goiás distintos na Copa SP

No sábado, 5, começa mais uma edição da Copa São Paulo de Juniores. Goiás e Vila Nova são representantes goianos em situações nada parecidas.

O Vila tem um caminho mais tranquilo na primeira fase, enquanto que a vida do Goiás não será fácil. Isto porque o time verde pega a Ponte Preta já no primeiro jogo.

Tradicional na Copa SP, a Ponte já é apontada como uma das favoritas pela imprensa paulista, antes mesmo da competição começar. O Goiás ainda enfrenta o Jacareí/SP, time da cidade sede, e o Mato Grosso do Sul/MS, pelo Grupo P.

O Vila Nova estréia no Grupo I contra o Figueirense/SC, que promete ser o seu adversário mais difícil rumo a classificação para a segunda fase. Depois tigre ainda pega o Pão de Açucar/SP, time da segunda divisão de São Paulo, e o Vilavelhense/ES.

É ingenuidade acreditar em favoritismo antes do início de uma competição tão heterogênia, como a Copa São Paulo. Mas o regulamento do torneio coloca um sinal amarelo na frente do Goiás.

Se quiser passar para a segunda fase - e isto serve também para o Vila -, terá que ser o campeão do grupo, ou então ficar em os 10 melhores segundos colocados entre 22 grupos. É o desafio dos goianos logo no início do ano.
Read More

Tiro de partida

Olá Pessoas,

Como foi na Copa do Mundo de 2006, o 'Na Grande Área' está de volta para comentar, noticiar e, o melhor, especular sobre o universo do futebol.

Como um goiano convicto, é claro que o blog terá um enfoque voltado ao futebol de Goiás. Porém, o futebol nacional também terá muito espaço, principalmente após o início do Campeonato Brasileiro.

Em agosto, as Olimpíadas de Pequim também será destaque por aqui. Não apenas o futebol olímpico, e sim os mais variados esportes.

Este é apenas um ponta pé inicial de um ano que promete muito. Aguardo visitas e, claro, os comentários de todos vocês.

Um abraço!!
Read More