Copa do Brasil
Eliminações mostram fragilidade dos goianosHá pouco menos de um mês atrás não havia dúvida: Goiás e Atlético eram os dois melhores times do futebol goiano. Foram as duas melhores equipes da primeira fase do Campeonato Goiano e faziam bonito na Copa do Brasil. A má performance nos momentos decisivos, porém, colocam hoje em xeque todo o trabalho do primeiro semestre dos dois clubes.
No Atlético o prejuízo já é total. Após a classificação heróica contra o Grêmio em Porto Alegre, pela Copa do Brasil, a equipe só perdeu. Não conseguiu conviver com o sucesso. Em três semanas o time amargou fracasso em quatro jogos e se viu caminhar de um extremo a outro muito rapidamente. O semestre só não foi perdido pela conquista da vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, além de toda exposição do clube após o triunfo no Rio Grande.
No Goiás as coisas iam muito bem, obrigado, até ser 'atropelado' pelo Corinthians, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Surpresa? De certo modo sim, já que o placar do Serra Dourada (3 a 1 pró-Goiás) lhe dava uma vantagem muito boa para encarar o time paulista no Morumbi. Contudo, não deixa de ser uma 'tragédia anunciada', já que o time estava jogando muito mal quando precisava segurar uma vantagem. Este blogueiro já havia dito isto, no post passado. E, mais uma vez, foi justamente o que ocorreu.
No caso do Goiás vale ressaltar que a diretoria do clube parece ter aprendido muito pouco com o fracasso no Campeonato Brasileiro do ano passado. Não é nada inteligente tumultuar ambiente e, muito menos, criar fatos para motivar o adversário na semana de uma decisão. Muito menos quando este adversário é o Corinthians que, apesar da péssima fase que vive, tem uma força muito grande e uma história de superação.
Sobra para o time verde a tentativa de 'salvar' o semestre no domingo, contra o Itumbiara. Precisará vencer o jogo, por qualquer placar. Se levar o título, porém, significará muito pouco para o torcedor esmeraldino, já que a sua torcida espera há muito tempo um triunfo sim, mas nacional. Terá sabor de 'dever cumprido', nada a mais que isto. O que não deixa de ser um contraste, porque se o Itumbiara levar o 'caneco' será a glória para os torcedores da cidade da fronteira.
As últimas três semanas, enfim, mostraram que Goiás e Atlético ainda precisam evoluir muito para que tenham um segundo semestre de sucessos. Não precisam de um novo trabalho, mas de reforços e de ações positivas por parte das duas diretorias. Porque, diferentemente do que muitos pensavam, as duas equipes ainda são muito frágeis. E a prova maior está aí:
Copa do Brasil
Oitavas-de-finais / 2a. Rodada
Quarta-feira (30/04/2008)
Atlético-GO 1 X 2 São Caetano-SP
Corinthians-SP 4 X 0 Goiás-GO
0 comentários:
Postar um comentário