Campeonato Goiano
De quem é a vantagem?Goiás e Itumbiara não fizeram um jogo com cara de final. A partida fraca se deveu a falta de iniciativa das duas equipes, que tentaram evitar surpresas e criaram poucas chances de gol. Tão fraco quanto o jogo foi a 'vantagem' que o time da fronteira levará a Goiânia, no próximo domingo. Terá que defender o placar de 1 a 0, conquistado por meio de uma oportunidade bem explorada por Basílio, no momento em que todos já pensavam que o placar ia mesmo ficar no 0 a 0.
O Goiás só depende de uma vitória simples, jogando em casa. Aí que mora o perigo para o Itumbiara. A equipe verde fez seis jogos no Serra Dourada este ano: ganhou cinco e empatou um. Dentre as vitórias, três clássicos (dois contra o Vila Nova e um contra o Atlético), um jogo difícil contra o Corinthians pela Copa do Brasil e a goleada sobre o Anápolis, na fase semi-final do Campeonato Goiano.
Para o Itumbiara fica o gostinho de tentar repetir o mesmo caminho do confronto contra o Atlético, nas semi-finais. Vale lembrar que o tricolor da fronteira venceu também por 1 a 0 no primeiro jogo, em casa, e conseguiu impedir que o Atlético encaixasse seu jogo, no Serra Dourada. Só que há um detalhe: o Goiás não é Atlético.
Assim como o Itumbiara não é Anápolis. O time do técnico Paulo César Gusmão tem uma ótima defesa que pode dificultar, e muito, as ações esmeraldinas em Goiânia. O Goiás terá que saber jogar com tranquilidade e paciência, além de evitar a correria de Caíco, Basílio e Landu, que vão certamente explorar os contra-ataques.
Após o primeiro jogo da final, uma pergunta é feita: de quem é a vantagem? Do Itumbiara, que joga pelo empate? Ou do Goiás, que precisa vencer por apenas um gol de diferença, em casa, para subir no posto mais alto do pódio? De nenhum dos dois. Na verdade a vantagem será da equipe que melhor conseguir se postar no próximo domingo, na segunda e decisiva partida do Campeonato Goiano. Postura que faltou a ambos no primeiro jogo.
O jogo
O Goiás provou mais uma vez que não sabe jogar se defendendo. Mas tentou. E perdeu a chance de sair com um resultado positivo de Itumbiara. Isto porque a equipe da casa perdeu logo no início a sua referência do ataque - Fábio Oliveira, artilheiro do time, se contundiu e deu lugar a Basílio. Com isto, o tricolor reduziu a sua objetividade e não conseguiu emplacar os bons ataques que geralmente faz com Caíco e Landu.
Apesar do bom posicionamento da defesa, o Itumbiara dava espaços para o Goiás, principalmente no meio-de-campo. Este preferiu esperar o adversário do que tomar a iniciativa de jogo. Resultado: pouco trabalho para os goleiros.
No segundo tempo o jogo continuou no mesmo ritmo. No Goiás, a defesa também teve um bom posicionamento e evitou algumas chances do Itumbiara. Mas em um pequeno descuido, Basílio não perdoou. recebeu a bola sozinho pela esquerda e chutou cruzado, sem defesa de Harlei. 1 a 0.
A partir daí o Goiás acordou. Já era tarde. Na ânsia de empatar logo quase levou o segundo, que complicaria muito a situação. Caíco recebeu na cara do gol, e chutou para fora. O Goiás ainda teve duas chances com Alex Dias, mas em nenhuma das oportunidades conseguiu chutar de primeira e deu tempo para a recuperação do adversário.
O Itumbiara saiu de campo com a certeza de que o 1 a 0 é uma vantagem pequena. Já o Goiás deixou o estádio JK sabendo que poderia ter evitado a derrota.
Campeonato Goiano
Final - 1a. Rodada
Domingo (27/04/2008)
Itumbiara 1 X 0 Goiás
0 comentários:
Postar um comentário