Campeonato Goiano
Itumbiara: Sucesso anunciadoEstava devendo um post sobre o Itumbiara, que venceu o Goiás no último domingo por 3 a 0, em pleno Estádio Serra Dourada, e sagrou-se campeão goiano de 2008. Foi uma vitória incontestável, sem espaços para argumentações contrárias. O Goiás voltou a se apresentar apaticamente e contribuiu muito para que a final se transformasse em um jogo de um time só. Méritos, porém, são todos para a equipe da fronteira.
O detalhe do campeão goiano é que a conquista do Itumbiara não foi uma surpresa. Diferentemente do que geralmente ocorre quando uma equipe do interior vence um campeonato estadual, o sucesso do tricolor já era anunciado. Foi indiscutivelmente a equipe que mais investiu e contratou jogadores. Se mostrou o clube mais interessado em levar o caneco. E não deu outra, o troféu foi para as margens do rio Paranaíba.
Dentro do contexto é necessário lembrar que o sucesso do Itumbiara se confunde com os interesses eleitorais do prefeito José Gomes da Rocha (PP). Não é por acaso que o pepista montou uma equipe deste porte no ano que tentará a sua reeleição. É receita já usada pelo prefeito de Catalão, Adib Elias (PMDB), em 2004.
O que será lamentável é se este projeto não tiver continuidade no Campeonato Brasileiro da Série C. O que é provável, já que os objetivos foram alcançados e não há motivos para continuar investindo alto. Exemplo disto já são as saídas de alguns jogadores, como o lateral Wellington Saci e o ponta Landu.
Só lembrando que os chamados 'times de verão' são nocivos para o futebol. O que se espera é que o Itumbiara tenha um grande time não só em 2008, mas também em 2009, 2010, 2011, 2012 e etc..... E que busque projeção nacional.
De qualquer forma, fica aqui os parabéns para o time do técnico Paulo César Gusmão, que ainda terá muito o que provar no futebol brasileiro, mas já é dono de um trabalho competente e interamente seu. Será muito importante para que fique, de uma vez por todas, reconhecido como um técnico de futebol e não apenas o ex-auxiliar do técnico Vanderlei Luxemburgo.
0 comentários:
Postar um comentário