domingo, abril 20, 2008

Campeonato Goiano

Final: Goiás X Itumbiara. Atlético em crise

O Goiás jogou contra o Anápolis como se fosse o último jogo da vida de cada jogador. O Atlético não. Jogou em ponto morto. Esperou que a vitória fosse ser construída naturalmente, com o passar do tempo, sem grandes esforços. Resultado: Goiás e Itumbiara decidirão o Campeonato Goiano de 2008.

O Goiás já havia tido um jogo pra lá de difícil na quarta-feira, quando precisou ganhar (e ganhou) do Corinthians por uma boa diferenças de gols pela Copa do Brasil. Difícil era acreditar que o time conseguiria fôlego para enfrentar e vencer por diferença de dois gols a boa equipe do Anápolis.

Daí a surpresa. A equipe esmeraldina não só atingiu o pique de quarta, como mostrou mais entusiasmo ainda. Levou um gol logo no início, mas isto não tirou nem um pouco a motivação do grupo que, ainda no primeiro, conseguiu a virada. Dois gols de Anderson Aquino, que jogou o seu melhor jogo com a camisa verde.

O Anápolis cometeu um erro básico do futebol: tentou segurar o placar feito no primeiro jogo colocando 90% dos seu jogadores para defender dentro da grande área e intermediária. Desde o início ficou claro que o esquema era vulnerável e que, pela vontade do adversário, logo iria mostrar a sua fragilidade.

Aliás, a velocidade e o ritmo do Goiás no primeiro tempo era tanto que uma pergunta ficou no ar - será que o Anápolis realmente veio com este intuito defensivo, ou foi apenas o que lhe restou quando viu que a equipe da capital não iria esperar para se mandar ao ataque? De qualquer jeito, o time tricolor não estava preparado para o ritmo imposto pela equipe alviverde.

No segundo tempo, um detalhe para por mais dúvida em relação a pergunta acima. O Goiás diminuiu o ritmo e o Anápolis conseguiu se postar melhor em campo. Segurou o 2 a 1 - placar que lhe seria favorável - por um tempo considerável. Na verdade, até Paulo Baier decidir que precisava marcar o seu. Daí ficou difícil pará-lo.

Destaco o gol de Baier pela a sua grande atuação. Correu, tabelou, armou, se movimentou..... Ora no ataque, ora no meio. Ninguém do Anápolis conseguiu marcá-lo. Mostrou que realmente é o grande nome desta equipe que ainda esta em formação. Não que o Goiás tenha jogado uma partida perfeita, mas deixaremos os erros para uma próxima oportunidade.

Atlético
Como havia escrito na quarta-feira, o Atlético não poderia mais perder. E o fez. Foi a quarta derrota seguida da equipe que, agora, recebe o São Caetano, no dia 30, amargando uma crise. E será um dos jogos mais importantes da história do clube. Se classificar, chegará entre os oito da Copa do Brasil consolidando um feito fantástico para a equipe, mesmo porque o Atlético não disputará a Copa do Brasil 2009.

Na partida contra o Itumbiara o time fez pouco. Deu todo o espaço possível para a equipe da fronteira fazer o seu jogo - segurar bem o ataque rubro-negro e sair em contra-ataque rápido. Diferente do Anápolis, o Itumbiara jogou com eficiência. Certamente a experiência de Fábio Oliveira, Caíco, Sérgio, Basílio, Landu e outros, foi decisiva para o confronto. Fator que desde o início definiu o Itumbiara mais perigoso para o Atlético, do que o Anápolis para o Goiás.

Campeonato Goiano
Semi-Finais / 2a. Rodada

Sábado (19/04/2008)

Goiás 4 X 1 Anápolis

Domingo (20/04/2008)

Atlético 2 X 3 Itumbiara

2 comentários:

Anônimo disse...

SOU ITUMBIARAENSE,E ESSA FOI A PRIMEIRA REPORTAGEM QUE EU LI QUE NÃO DESMERECEU A VITORIA DO ITUMBIARA,POIS TODAS AS OUTRAS APESAR DA BRILHATE VITÓRIA E SUPERIORIDADE QUE MOSTROU,VE O ATLÉTICO COMO O QUE DOMINOU A PARTIDA,E ISSO NÃO É VERDADE,O ITUMBIARA DERROTOU O ATLETICO POR QUATRO VEZES ESSE SÓ ESSE ANO E ISSO PROVA QUE MERECEU SER FINALISTA DO CAMPEONATO GOIANO.

21/4/08 16:17
Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

21/4/08 18:30