Copa do Brasil
Goiás passa pelo 1o grande testeEstádio cheio, chuva e pressão por disputar uma competição nacional. A versão 2008 do time do Goiás, comandada pelo técnico Caio Júnior, enfrentou o seu primeiro grande desafio. E passou. Mesmo com algumas lacunas, o futebol demonstrado pela equipe na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians, pelas oitavas-de-finais da Copa do Brasil, mostrou que o time tem evoluído.
É claro que para chegar ao resultado, os jogadores esmeraldinos tiveram que passar uma borracha no jogo contra o Anápolis, domingo, 13, pelas semi-finais do Campeonato Goiano. Naquele jogo, o Goiás não teve empenho, errou passes, jogou mal e saiu com uma dura derrota, que dará trabalho para reverter no próximo sábado, 19.
O Goiás da Copa do Brasil mostrou tudo o que aquele time não conseguiu. Correu do início ao fim do jogo. Armou jogadas. Conseguiu explorar a individualidade de jogadores como Evandro e, em certas horas, Paulo Baier. Comprovou que o desempenho de Anápolis foi um erro de percurso, que a equipe estava muito mais com a cabeça voltada para o adversário paulista do que para o Campeonato Goiano.
O time, porém, ainda tem muitos pontos falhos. Caio Júnior trabalhou bem o conjunto, mas terá que trabalhar a cabeça de vários jogadores. Incrível a quantidade de chances que a equipe concede ao adversário quando está com o jogo praticamente definido a seu favor. O número de passes errados também é alarmante. Além do ataque que, mesmo sendo um dos mais ofensivos do Campeonato Goiano, deixa a desejar. Tanto que não há definição de posições - Alex Dias, Alex Terra, Schwenck e, até mesmo, Rinaldo disputam posições.
O jogo
Contra o Corinthians, o Goiás tentou logo no início fazer gols. Esbarrou em uma ótima marcação armada pelo técnico Mano Menezes que, aliás, sabe como poucos montar estratégias defensivas. Nos contra-ataques, porém, o Corinthians era perigoso e teria aberto o placar com um chute cruzado de Fabinho que Harley defendeu bem.
O verde já não sabia mais por onde atacar (o meio bem defendido, a esquerda sem apoio e a direita onde nascia as melhores jogadas, porém, nenhuma decisiva), quando Paulo Baier cobrou falta, desviou em Bóvio, e entrou no gol de Fellipe.
Foi o fim do bom esquema de marcação corintiano. A equipe tentou sair para o jogo e abriu espaços. E foi em um destes, pela direita, que Ramalho trocou passes, recebeu na linha de fundo e passou para Paulo Baier fazer o segundo gol.
No segundo tempo, o Corinthians pressionou, mas esbarrou nos seus próprios erros e limitações. O Corinthians de hoje é melhor do que aquele time rebaixado em 2007, mas vai muito pouco além disto. Tem dificuldades para armar jogadas. Com a excessão de Fabinho, que por infelicidade alvi-negra saiu machucado logo no início do jogo, a equipe não tem referência no ataque.
O gol do Corinthians nasceu de uma cobrança de falta de Chicão, onde Harley falhou ao espalmar nas mãos de Diogo Rincón, que marcou um gol irregular. O árbitro Marcelo de Lima Henrique (o mesmo que apitou a polêmica final da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo) e seus auxiliares validaram o gol.
Poucos minutos depois, porém, o Goiás fez boa jogada pela direita, novamente, Evandro recebeu na entrada da área, driblou a marcação e fez um belo terceiro gol. A partir daí o Goiás passou a errar demais e deu chances para o Corinthians diminuir. Este retribuiu. Nenhum dos dois aproveitou.
Atlético perde
O Atlético foi a Ribeirão Preto e perdeu para o São Caetano por 2 a 1. Sem desespero, pois se classificará com uma vitória de 1 a 0, no jogo de volta, no Serra Dourada. Porém, que o time rubro-negra esteje em alerta: esta foi a terceira derrota seguida da equipe (2 a 1 para o Grêmio, 1 a 0 para o Itumbiara e 2 a 1 para o São Caetano). É claro que todas as três derrotas foram, de certa forma, positivas, mas a partir de agora só a vitória interessa ao Dragão.
Copa do Brasil
Oitavas-de-Finais / 1a. Rodada
Quarta-Feira (16/04/2008)
Goiás-GO 3 X 1 Corinthians-SP
São Caetano 2 X 1 Atlético-GO
Portuguesa-SP 1 X 1 Botafogo-RJ
Vasco-RJ 1 X 0 Criciúma
Paraná-PR 2 X 0 Internacional-RS
0 comentários:
Postar um comentário