domingo, junho 18, 2006

Críticos de Ronaldo vencem

Eduardo Sartorato
www.nagrandearea.blogspot.com


Jogo 28 – Brasil 2 X 0 Austrália

É indiscutível que as pessoas que defendem Ronaldo no banco venceram. Apesar de ter jogado melhor, o atacante brasileiro ainda empaca o ataque do time.

Prova disso foi quando Robinho e Fred entraram e conseguiram dar uma excelente mobilidade ao setor ofensivo.

O engraçado é que até Adriano agora está sendo questionado. Apesar de ter feito um gol no jogo, muitos já acham que Fred pode ser o titular.

Acredito que isso possa esperar um pouco. Fred pode ficar no banco e ir entrando no segundo tempo. Já a substituição de Ronaldo tem que ser imediata.

Por que o time tem que jogar mal todo um primeiro tempo, para depois, só nos 15 minutos finais, haver as substituições que triplicaram o desempenho brasileiro nos dois jogos.

Mesmo porque não sabemos como Robinho, ou Fred, ou até Juninho, vão se portar como titular da equipe. Pode ser que eles entrem mais tímidos, com o peso da responsabilidade, e que a substituição não dê certo.

Mas o que não pode é prosseguir sem tentar. Principalmente com provas tão óbvias de que uma mudança no ataque pode ser o que falte para engrenar a seleção.

Apesar dos problemas, o Brasil fez um jogo mais consistente. A defesa, desta fez, deixou a desejar, principalmente no segundo tempo.

Na minha opinião, Lúcio voltou a jogar muito bem, apesar de algumas falhas. Já Zé Roberto foi um “leão” na marcação.

A Austrália quase conseguiu seu objetivo. Agüentou o primeiro tempo, mas, no segundo, mostrou suas falhas.

Falhas no primeiro gol, quando deixaram Adriano livre para chutar. E depois, quando a equipe se perdeu diante de Robinho e Fred.

Mesmo assim, os outros resultados do grupo lhe dão uma boa chance de classificação na última rodada. Vai precisar apenas de um empate, já que o Brasil não deve perder para o Japão.

O Brasil, já classificado, vai poder poupar jogadores com cartões amarelos no jogo contra o Japão, e joga pelo empate para ser primeiro do grupo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sartorato, permita-me alguns pitacos.

Acho que Ronaldo deve jogar contra o Japão, seguindo a estratégia adotada por Parreira. Se na lógica de Parreira ele está entrando em forma, evoluindo física e tecnicamente, deve ser mantido para ganhar ritmo.

A lógica, no entanto, está claramente errada. Se tem alguém no banco em plena forma, não tem porque manter alguém que não está, mesmo sendo Ronaldo.

O Dida anda bem, o Lúcio ídem. O Juan, não. O Juan está exuberante.

Virou um clamor a saída de Ronaldo do time. Adriano, que se enrola com ele no ataque, também passa a ser questionado (como vc escreveu). Só não entendo porque ninguém ainda se lembrou de pedir Cicinho e/ou Gilberto. Ou alguém está vendo o futebol de Cafu e Roberto Carlos????

Pra finalizar: eu esperava de Ronaldinho Gaúcho atuações que lembrassem Zico ou Maradona (pra falar de craques que vi jogar). Sabe, aquele cara que é o dono do time, que a bola vai nele sempre que a situação complica (desafogo do time, como dizem). Que a torcida sabe que ele pode e, principalmente, que vai decidir o jogo a qualquer momento. Bom, acho que ele está bem longe disso.

É isso!

19/6/06 00:39
Anônimo disse...

Filemom está certo. Se a lógica é entrar em forma, Ronaldo Nazario deve jogar até onde der conta. Eu apenas acho que quem poderia fazer uma função de armador no sentido mais conservador da palavra é somente Juninho. Ronaldinho Gaucho não dá conta disso. Dá conta sim de ser um falso meio de campo, sendo na verdade um atacante, essa parte sim.
Quer dizer aparecer no ataque, Ronaldinho Gaucho poderia fazer sim muito melhor, mas a parte do armador genial que também caracteriza Maradona, Zico, Sócrates, Mathäus, não é com ele... Essa parte até é feita até de certa forma por Kaká, mas ele não é o armador mais habilidoso...

19/6/06 20:39
Anônimo disse...

Ronaldo Nazario tem de voltar ao Brasil. Já. Com qualquer lógica, inclusive a de Parreira. Ronaldo não pode mais jogar futebol nos próximos 60 dias: porque não dá conta.

Filemon: Muito melhor do que Gilberto é Juninho Pernambucano. Falta criação ao meio-de-campo.

Zico nunca foi espetacular em uma Copa do Mundo. Maradona, sim.

19/6/06 23:59
Anônimo disse...

Juninho é indiscutível. No entanto, lateral troca-se por lateral. Do contrário, não teria sentido convocar reserva para Roberto Carlos.

Zico nunca foi brilhante em uma Copa. Também não foi mediocre. Ronaldinho Gaúcho está devendo, e muito.

Ronaldo não jogou nada, nem tem condições físicas para isso. Mas repito, não é o único. Se fosse, a seleção já teria decolado.

Obs: que burrice a minha colocar Zico em discussão. rs

21/6/06 00:35