sexta-feira, maio 05, 2006

O mais positivo dos negativos

Goiás (BRA) 3 X 1 Estudiantes (ARG)

O Goiás lutou e tentou, mas não conseguiu a classificação para as quartas-de-finais da Copa Libertadores da América. Contudo, antes de lamentar o resultado final, se há algo a ressaltar nesta eliminação do Goiás foi o placar. Eu considero que este foi o mais positivo dos placares que apontavam para a eliminação do Verde. É claro que isso não muda nada, mas dá um resquício de moral para uma equipe que tem pela frente todo um Brasileiro.

E a classificação não veio por causa de um detalhe. Como eu disse ontem, o Goiás só perderia para ele mesmo. E foi assim. Após fazer 2 a 0 e conseguir que o ataque, setor mais improdutivo dos últimos tempos, se destacasse, veio a falha da sólida defesa alviverde. Uma falha lamentável que originou o gol do Estudiantes e, por tabela, a desclassificação do Goiás. Se me permite o jargão, o Goiás pareceu cobertor de pobre: “Descobriu as pernas para cobrir os ombros”.

Apesar de tudo, tem que ser ressaltado o trabalho e vigor desta equipe do Goiás. Jogou bem, apesar de perder muitos gols. Eu diria que jogou no limite. Esse elenco não consegue ir além do que foi mostrado hoje, no Serra Dourada. O esquema do Geninho deu certo, apesar de ele não deixar, nem um minuto, de contar com os três zagueiros. Além disso, a campanha do Goiás, como um time estreante, foi muito boa. Repito: muito boa.

Mas não vamos criar heróis aonde não existe. Continuo com críticas junto à diretoria, maior responsável pela eliminação precoce do Goiás. Acreditou demais em jogadores como Nonato e Vampeta (este, por sorte, não esteve em campo). Um pouquinho mais de investimento e essa equipe teria em seu calendário dois jogos contra o São Paulo. E não é só a diretoria que merece críticas. O time mostrou muita vontade, mas não podemos nos esquecer do fraco desempenho em Quilmes. Se tivesse mostrado um terço da garra que teve hoje, a equipe iria conseguir eliminar os argentinos.

Agora é Campeonato Brasileiro. Domingo tem jogo difícil contra o Figueirense, no Serra Dourada. Vamos ver, nos próximos dias, se o Geninho vai ficar, ou não, no Goiás. E veremos se a diretoria trará novidades para os torcedores. E precisa. Com esse time, no máximo a sul-americana. E olhe lá.

Quartas-de-Finais

Velez Sarsfield (ARG) X Chivas (MEX)
São Paulo (BRA) X Estudiantes (ARG)
Libertad (PAR) X River Plate (ARG)
Internacional (BRA) X LDU (EQU)

Copa do Brasil

Semi-Finais

Flamengo-RJ X Ipatinga-MG
Vasco-RJ X Fluminense-RJ

* Nas duas competições a primeira equipe decide em casa. Os jogos serão disputados nas duas próximas semanas.

0 comentários: