quinta-feira, maio 04, 2006

Chegou o dia que os esmeraldinos esperam há 63 anos

Já passou da meia-noite. Chegou a hora. É hoje. Logo mais, às 19:15, no estádio Serra Dourada, o Goiás disputará o jogo mais importante de sua vida. Podemos dizer, inclusive, que este é o jogo mais importante de toda história do futebol goiano. Pois nenhum time de futebol chegou tão longe em uma competição tão importante como a Libertadores. De futebol, que fique bem dito, pois vale lembrar a grande equipe feminina de basquete do Vila Nova, campeã sul-americana em épocas passadas.

A tarefa é muito difícil, mas não impossível. O Estudiantes não é melhor que o Newell´s Old Boys, time que o Goiás venceu facilmente por 2 a 0. Tirando a famosa catimba argentina, não vejo o adversário de hoje como um problema. A torcida esmeraldina precisa acreditar nisso e dar forças para que o Goiás possa ter a possibilidade de classificação, pois o maior obstáculo está dentro da própria Serrinha.

Reverter um placar de 2 a 0 não é fácil para nenhuma equipe, contra nenhum adversário. Principalmente quando entra em questão os gols fora de casa. Neste critério o Goiás está em desvantagem. Já jogou a partida fora e não marcou nenhum gol. Isso significa que se, caso o Estudiantes fizer um gol, a mesma diferença do jogo de ida (2 gols) não servirá para os Verdes.

Então o fator nervo é um dos que vão operar contra o Goiás logo mais à noite. Neste ponto é necessário entrar um bom trabalho psicológico feito junto aos jogadores, principalmente porque, ainda sem convencer e com o ataque em baixa, o Goiás luta também contra a pressão da má fase. Vale lembrar que a equipe marcou apenas dois gols nos últimos 10 jogos. E quem marcou domingo passado, em Caxias do Sul, o atacante Souza, não estará em campo.

Geninho promete um time ofensivo. Deve escalar Roni, Nonato e Welliton. No meio apenas Danilo Portugal e Romerito, que dizem, vai atuar como segundo volante. Mas não vou contestar a escalação hoje, apesar de não concordar com algumas coisas. Vou apenas torcer para que Geninho consiga acertar a equipe para que ela possa atacar com eficiência. Torcer e esperar que, talvez, hoje possa ser mais um daqueles dias que o nosso Estado triunfe, apesar de apostar na não classificação do Goiás(ver posts anteriores).

Mas vamos ser positivos e esquecer os últimos jogos do Goiás. Mesmo porque, tenho a certeza de que no futebol tudo pode acontecer. O Goiás que não joga bem há muito tempo, pode até surpreender e fazer uma grande apresentação. Apesar das trapalhadas de Nonato, hoje ele poderá acertar e colocar umas duas bolas no barbante. Mesmo com a má pontaria de Wellinton, é hora de acreditar que ele possa acertar chutes precisos no gol argentino e, quem sabe, marcar um gol.

Mesmo com a falta de ritmo de Romerito, pode ser que ele consiga passar pelos defensores “estudantes” e colocar seus companheiros na cara do gol. E Roni, mesmo em má fase, pode ser que consiga ajudar na alimentação e, até, quem sabe, deixar o seu. Três gols já seriam o suficiente, mas pode ser que o Goiás precise de quatro já que o Estudiantes pode encontrar caminho na avançada formação goiana e, talvez, conseguir até marcar um tento aqui no Serra – 4 X 1, será? Pode até ser..... quem sabe?

0 comentários: