segunda-feira, janeiro 14, 2008

Campeonato Goiano 2008

Incógnitas marcam o início do Estadual

O Campeonato Goiano de 2008 começa no próximo domingo, 20, cheio de perguntas a serem respondidas. O que mais causa curiosidade é saber qual dos três times da capital fez o melhor trabalho no período de recesso e sairá na frente em busca do título.

Não há dúvidas de que Goiás, Vila Nova e Atlético são os favoritos para mais uma edição do estadual. O que coloca um ponto de interrogação em suas futuras performances é que os três terminaram 2007 em situações bem distintas.

O Goiás terminou o ano passado sabendo que sofreu o menor do males. Apesar de um péssimo desempenho no Campeonato Brasileiro da Série A, conseguiu reverter a sua posição na última rodada e se livrou do rebaixamento.

Logo depois do fim da temporada, o Goiás dispensou vários jogadores que atuaram em 2007 como titulares, como os volantes Cléber Gaúcho, e Cléber Goiano, além do atacante Fábio, que sempre era opção para o segundo tempo, e contratou vários outros atletas ‘desconhecidos’.

Dos quase dez reforços já anunciados pela diretoria, Ramalho (campeão da Copa do Brasil 2004 pelo Santo André) e Schwenck (ex-Figueirense) são os mais conhecidos do público em geral. O que, é claro, não tira os créditos das contratações, apenas indica que o Campeonato Goiano será um grande vestibular para o novo Goiás.

O Vila Nova terminou o ano passado com o objetivo alcançado. Após ser despromovido em 2006, o time goiano voltou a Série B do Brasileiro em 2007. O ponto positivo da equipe foi manter a base vitoriosa do ano passado, principalmente no ataque, onde o time tem o meia Alex Oliveira e os atacantes Túlio e Wando.

Atrás, porém, o time perdeu alguns jogadores e teve que se reforçar. Contratou os laterais Luís Felipe, ex-Grêmio e ex-América-MG, e Madisson, ex-CRB e ex-Cabofriense. Para a zaga o técnico René Webber, que também é novo no Tigre, indicou o zagueiro Pereira, ex-Internacional. Todos eles carecem de avaliações.

Assim como o Vila, o Atlético se esforçou para subir a Série B do Brasileiro, em 2007. Não conseguiu. Mas é inegável que a manutenção da base que obteve sucesso no ano passado – além da boa campanha na Série C, quando o time foi campeão goiano – será importante para a equipe, em 2008.

A contratação do técnico Wladimir Araújo, que fez um ótimo trabalho no CRAC, promete ser uma grande cartada da diretoria. A equipe perdeu o ótimo volante Róbston para o Botafogo-RJ, mas manteve os meias Pituca e Anaílson, o atacante Rivaldo e a dupla de zaga Rafael e Jairo. As novas contratações também não passam de apostas.

As perguntas do Campeonato Goiano não param nas equipes da capital. A maior incógnita de todo o campeonato é onde chegará o Itumbiara, time que mais se reforçou no Estado. Comandado pelo técnico Paulo César Gusmão, ex-Cruzeiro e conhecido nacionalmente, o time da fronteira trouxe o atacante veterano Basílio (ex-Palmeiras), o goleiro Sérgio (ex-Palmeiras), volante Leandro Carvalho (Vasco) e o atacante Fábio Oliveira (ex-Remo e que jogou no Atlético-GO no último estadual). O CRAC e o Novo Horizonte também são times de grandes promessas. A dúvida é: quais destas promessas vai realmente vingar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou de Belém do Pará e estou realmente impressionado com o nível do campeonato goiano. Acho que esse vai ser o estadual mais interessante para se acompanhar em todo o país, devido ao reforço e possível nivelamento das equipes.
Apesar dos times da capital serem os favoritos, estou apostando que a surpresa vai ser o itumbiara, que levou uma base do Clube do Remo ( parte do time que funcinava na serie B do ano passado) e esse entrosamento vai dar trabalho demais aos grandes.
Vou ficar muito atento ao Goianao 2008. Parabens ao trabalho que vem sendo feito ai. Tomara que nossos times aqui no Pará consigam repetir a fórmula de sucesso.
Saudações da Amazônia.

17/1/08 23:43
Anônimo disse...

Olá Vitoso, obrigado pela visita. O Itumbiara trabalhou bem ao trazer jogadores valiosos do Remo, como o atacante Fábio Oliveira.

Infelizmente, parece que aí está tendo uma crise nos estádios, que impediu o início do campeonato, não é mesmo?

Torço para que o futebol paraense dê a volta por cima, e que Remo e Paysandu voltem a ocupar seus espaços.

Sinta-se sempre convidado a participar aqui do Blog, nos trazendo informações do futebol paraense.

grande abraço!!

18/1/08 00:24
Tayago disse...

Fera ...
Apesar de um pouco tarde, só fazer uma correção.
O Leandro Carvalho foi jogador do Botafogo e não do Vasco. E foi lá que ele conheceu o P.C. Gusmão.
Abs ...

2/3/08 17:12