quinta-feira, junho 22, 2006

Lamentável dia de folga

Eduardo Sartorato
www.nagrandeare.blogspot.com


Jogo 43 – Brasil 4 X 1 Japão

Final de jogo, todos os brasileiros alegres. Menos um. Adriano, chamado de imperador na Itália, deve perder a posição para Robinho ou Juninho Pernambucano.

Isto porque ficou provado que o ataque da seleção brasileira não pode contar com Ronaldo e Adriano ao mesmo tempo. E Ronaldo jogou bem.

Além disso, há uma dificuldade visível em substituir o “fenômeno”. Coisas ocultas. Então, quem deve pagar o pato é mesmo o atacante da Inter de Milão.

As cinco substituições feitas por Parreira, para testar os reservas em um jogo que pouco valia, foram boas para se analisar o que se pode e o que não se pode fazer.

Não se pode colocar o Cicinho e o Gilberto como titulares. Jogaram muito bem, mas com Cafu e Roberto Carlos o time fica mais forte na marcação.

Além disso, eles são mais experientes e intimidam na hora de um jogo mata-mata. Os dois reservas serão ótimas opções para o segundo tempo.

Gilberto Silva também não substitui Emérson. Só se o Brasil precisar ser mais ofensivo. Da mesma forma, o Zé Roberto não pode sair da equipe. Para mim foi a principal ausência.

Mas a substituição no ataque é fundamental para o sucesso da equipe. Robinho ou Juninho Pernambucano? Eu, pessoalmente, prefiro Robinho, mas isso não importa muito.

Vai ganhar a posição quem jogar mais, e quem fizer o Ronaldinho jogar mais. O gaúcho, que hoje já foi bem melhor, pois teve mais espaço no ataque.

O jogo foi duro até o Japão não conseguir mais segurar o time brasileiro. Isto durou, mais ou menos, 45 minutos, assim como foi no jogo contra a Austrália.

O gol do Japão pode até ter sido uma surpresa, mas foi fruto da falta que faz jogadores como Émerson e Zé Roberto.

No segundo tempo o Brasil deu show.

Não concordo com o que eu li, não sei aonde, que a seleção foi como a Argentina, no jogo com a Sérvia e Montenegro. Mesmo assim foi um excelente futebol. Por que os brasileiros insistem na comparação aos argentinos?????

Agora é Gana. E será um jogo completamente imprevisível. Dependerá da própria seleção africana.

Se jogar o que mostrou contra a República Checa pode até se classificar. Mas se achar que já ta bom e se acomodar, pode ser goleada.

Jogo 44 – Austrália 2 X 2 Croácia

Os croatas já mostraram no jogo contra o Brasil que não vinham com uma grande equipe. Confirmaram isso contra o Japão. E agora está provado.

A Austrália, por sua vez, tem um time limitado, mas conseguiu se superar na raça e na vontade. Está classificada. Parabéns aos oceânicos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sartorato,

Mas então o jogo serviu pra mostrar que Gilberto, Cicinho e Gilberto Silva não podem jogar? Emerson é fundamental?

Teria Ronaldo (e Ronaldinho Gaúcho) jogado melhor única e exclusivamente pela ausência de Adriano? Juninho e os laterais não contribuiram pra isso? Não deram mobilidade ao time?

Obs: Você leu sobre a comparação com o jogo da Argentina em um blog aí, pouco lido, de um tal Juca Kfouri. rsrsrs

Sartorato, com esse post eu penduro as chuteiras. rsrsrs

23/6/06 01:06
Anônimo disse...

Cicinho é infinitamente melhor do que Cafu.

Gilberto teve falhas, mas hoje joga mais que o iresponsável e velho Roberto Carlos.

Cicinho e Gilberto também são melhores na marcação. Acho eu. Mas eu insisto que prefiro Zé Roberto na lateral-esquerda. Voltando às origens.

E eu não entro nesse papo da dupla vovô Cafu-Roberto Carlos ser mais experiente e intimidar na hora de um mata-mata. Acho que os dois deveriam ter ficado no Brasil.

Hoje está claro para mim que Júnior (na esquerda) e Beletti (na direita) deveriam ser convocados.

A seleção brasileira está velha, muito velha (no mau sentido e não no sentido da experiência). Com Cicinho, Robinho e Juninho, o time melhora. Muito.

23/6/06 01:26
Anônimo disse...

Outra coisa: a defesa hoje foi mesmo pior. Mas é que a preocupação ofensiva foi maior. Não dá para melhorar - e muito - o ataque sem piorar - um pouco - a defesa.

Prefiro jogar mil vezes como hoje, ainda que percamos a Copa, do que jogar como nos dos primeiros jogos e levar o tal hexa.

Dizer que, em futebol, vale o resultado é como afirmar que futebol é igual golfe. Não é. Para mim, não é.

23/6/06 01:30
Anônimo disse...

Jogais aberto assim com um grande time e levarás uma taca em um jogo eliminatório.

23/6/06 01:50