quinta-feira, junho 15, 2006

Inglaterra classificada sem convencer

Eduardo Sartorato
www.nagrandearea.blogspot.com


Jogo 19 – Inglaterra 2 X 0 Trinidad e Tobago

Essa partida lembrou o jogo dos anfitriões, ontem, contra a Polônia. Tanto que o título do post sobre aquela partida serviria aqui também.

Acho a uma das maneiras para analisar esse jogo é vestir o pragmatismo inglês e dizer: “Inglaterra venceu e está classificada. Pronto. O que importa é isso”.

Na verdade deve ser isto que os ingleses estão pensando neste momento. Comemorando a vitória com muita cerveja e esquecendo os milhares de erros de sua seleção.

Mas vamos ver a Inglaterra pensando no futuro. Será que isto que mostraram até agora servirá pêra chegar longe?

Na minha opinião, não. E a principal questão do time inglês é que conta com muitos nomes e pouco futebol.

Beckham e Owen ainda não entraram em campo. Entraram? Porque eu não vi. E a FIFA ainda tem a coragem de dar nota 7(sete) para o pop-star inglês.

Lampard abusou dos erros em seus chutes a gol. Já Peter Crouch perdeu chances que nem os atacantes dos juniores do Manchester perderiam. Sorte dele que marcou o primeiro gol e que a série de gols desperdiçados foram esquecidos.

O goleiro Robinson foi um desastre. Para azar dos caribenhos, nenhuma de suas falhas foi aproveitada.

Contudo, vamos ver como será a Inglaterra daqui para frente. O pragmatismo e a frieza inglesa nunca funcionaram direito. Prova disso é a fraca história do país em Copas.

Já Trinidad e Tobago repetiu o futebol defensivo da partida contra a Suécia. Sua marcação, novamente, parecia mais treinamento de guerrilha. Teve hora que eu pensei que o árbitro já tinha dado mais de 15 cartões amarelos.

Mas, mesmo assim, merecia sair com um melhor resultado. Nos contra-ataques quase marcou. Seria a maior zebra, digna de feriado nacional em Port of Spain.

Quando eu digo “merecia” eu não estou falando em justiça. Mesmo porque acho que justiça só não é feita quando há interferências da arbitragem.

Mas acho que um empate, ou vitória, quem sabe, seria um prêmio para a vontade, garra e luta do astro da equipe, o atacante Yorke. Leva totalmente o time nas costas.

Um time que vai chegar a última rodada com chances.

0 comentários: