Jogo 23: Vexame inglês


Jogo 23: Inglaterra 0 X 0 Argélia

O jogo:
Depois de um empate contra os Estados Unidos, quando jogou razoavelmente bem, a Inglaterra voltou a campo e decepcionou a sua torcida. Os ingleses pararam diante do limitado time da Argélia, e começam a ver a sua classificação ir por água abaixo. O primeiro tempo foi muito ruim, sem chances e com os dois times errando muito. No segundo tempo, a Inglaterra tomou a iniciativa e foi ao ataque. Com muitos erros de passe e criação, o time teve dificuldades para armar jogadas e, quando as fez, errou na finalização. Já Argélia também não teve competência para aproveitar os contra-ataques, já que eram muitos os espaços na defesa inglesa.

Inglaterra

Pontos fortes: defesa (mais pela limitação da Argélia)
Pontos fracos: passe, criação e finalização
Nota: 3,0

Argélia

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: contra-ataque
Nota: 4,0

Nota do jogo: 4,0

Foto: Getty Images
Read More

Jogo 22: Como perder uma classificação


Jogo 22: Eslovênia 2 X 2 Estados Unidos

O jogo:
Por nove minutos a Eslovênia não fez história, vencendo o jogo e se classificando pela primeira vez para a segunda fase de uma Copa, desde que conseguiu sua independência, em meados dos anos 90. E mais : com o empate entre Inglaterra e Argélia, a seleção dos Balcãs ainda ficaria com o primeiro lugar do grupo confirmado. A seleção, no entanto, fez um péssimo segundo tempo, e viu os Estados Unidos empatar, aos 36 minutos do segundo tempo, depois de estar vencendo por 2 a 0. Só não foi pior porque o árbitro invalidou um gol legítimo dos norte-americanos, logo depois do empate. No final a Eslovênia ainda tentou fazer o terceiro, mas o estrago já havia sido feito.

Eslovênia

Pontos fortes: marcação, velocidade e finalização
Pontos fracos: pouca determinação (no segundo tempo) e contra-ataque
Nota: 5,0

Estados Unidos

Pontos fortes: marcação e determinação
Pontos fracos: finalização
Nota: 5,0

Nota do jogo: 7,5

Foto: AP
Read More

Jogo 21: Como antes do mundial


Jogo 21: Alemanha 0 X 1 Sérvia

O jogo:
Após uma primeira partida de gala, a Alemanha voltou a jogar como antes - sem empolgar, errando muitos passes e gols. É claro que a expulsão de Klose, ainda no primeiro tempo, contribuiu e muito para a derrota. Mesmo porque, dois minutos depois, Milan Jovanovic estufou as redes após uma triangulação dentro da pequena área alemã. A partir daí a Sérvia se fechou e a Alemanha cresceu. Foi neste momento que ficaram evidentes os seus erros, principalmente na conclusão das jogadas. Bola no travessão, tirada em cima da linha e até pênalti perdido (por Podolwski) mostram que alemães precisam melhorar muito neste quesito.

Alemanha

Pontos fortes: armação e determinação
Pontos fracos: toque de bola e finalização
Nota: 5,0

Sérvia

Pontos fortes: jogou contra uma grande pressão
Pontos fracos: contra-ataque
Nota: 6,0

Nota do jogo: 7,0

Foto: Reuters
Read More

Jogo 20: México liquida a França


Jogo 20: França 0 X 2 México

O jogo:
No primeiro tempo o jogo foi igual, bem disputado e com algumas chances de gols, desperdiçadas pelos dois lados. Na segunda etapa, ambas as equipes saíram em busca da vitória e o jogo ficou aberto. Enquanto a França errava muito de um lado, o México chegava cada vez mais perto de abrir o placar. Isto ocorreu aos 18 minutos, com gol de Hernandez. Com apenas um ponto, a França se abateu e foi ao ataque, porém sem organização. As chances foram sendo criadas e jogo muito bom de se assistir. Em um contra-ataque, Barrera levou um carrinho forte de Abidal na área. O árbitro marcou pênalti, convertido pelo veterano Blanco. Pronto, a França está muito perto de repetir o vexame de 2002, quando foi eliminada na primeira fase com um ponto apenas, e sem marcar nenhum gol.

França

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: determinação, toque de bola, armação e finalização
Nota: 4,0

México

Pontos fortes: marcação, determinação e toque de bola
Pontos fracos: finalização, em alguns lances
Nota: 7,0

Nota do jogo: 7,0

Foto: AP
Read More

Jogo 19: Gregos viram em dia histórico


Jogo 19: Grécia 2 X 1 Nigéia

O jogo:
Começou equilibrado, com as duas equipes abertas, buscando o gol. A partir dos dez minutos a Nigéria passou a atacar mais. Logo em seguida, saiu o gol de falta de Uche. Os africanos administravam bem o placar, até o volante Kaita dar um pontapé sem bola em Torosidis e levar o cartão vermelho. A partir daí, o time da Nigéria recuou e não se encontrou mais. Mesmo assim, o jogo cresceu e, em vários momentos, houve chances para os dois lados. A Grécia, porém, foi melhor e conseguiu, não só o seu primeiro gol em Copas, como a sua primeira vitória.

Grécia

Pontos fortes: determinação e armação
Pontos fracos: marcação
Nota: 6,0

Nigéria

Pontos fortes: força e marcação
Pontos fracos: toque de bola, armação e psicológico
Nota: 4,0

Nota do jogo: 7,5

Foto: AFP
Read More

Jogo 18: Argentina com um pé nas oitavas


Jogo 18: Argentina 4 X 1 Coréia do Sul

O jogo:
A Argentina voltou a jogar bem e, desta vez, saiu com um placar à altura do futebol apresentado. Talvez o número de gols possa ser creditado a Higuaín, que errou vários no primeiro jogo, mas que desta vez acertou o pé e guadou três. Messi voltou a jogar bem, e participou da jogada de três gols. O jogo, porém, não foi tão fácil. Certamente complicaria mais ainda se Park Chu-Yong não fizesse um gol contra tão infantil, logo no início. No final do primeiro tempo, a Coréia diminuiu e poderia facilmente ter empatado em duas boas oportunidades. Em boa jogada de Messi, porém, os argentinos fizeram o terceiro e depois foi só comemorar.

Argentina

Pontos fortes: toque de bola, criatividade e finalização
Pontos fracos: defesa
Nota: 7,0

Coréia do Sul

Pontos fortes: velocidade e armação
Pontos fracos: marcação e finalização
Nota: 5,0

Nota do jogo: 6,0

Foto: AFP
Read More

Jogo 17: Uruguai acaba com a festa africana


Jogo 17: África do Sul 0 X 3 Uruguai

O jogo:
Após os 90 minutos, todo mundo se emocionou com a tristeza dos sul-africanos, que provavelmente não verão a sua seleção na segunda fase da Copa 2010. A verdade, porém, é que hora nenhuma o time anfitrião mostrou qualidade para tal. Aceitou o domínio uruguaio do início ao fim da partida. Nas poucas chances que teve, mal conseguiu acertar o gol do goleiro Carini, que pouco fez. Já o Uruguai não mostrou um grande futebol, mas jogou com vontade e aplicação. Destaque para o atacante Forlán, autor de dois gols.

África do Sul

Pontos fortes: a marcação em alguns momentos
Pontos fracos: armação, toque de bola e finalização
Nota: 3,0

Uruguai

Pontos fortes: toque de bola e determinação
Pontos fracos: pecou um pouco na armação de jogadas
Nota: 7,0

Nota do jogo: 6,0

Foto: AFP
Read More

Jogo 16: Deu zebra!!


Jogo 16: Espanha 0 X 1 Suiça

O jogo:
Foi o mais surpreendente do mundial até o momento. Campeã européia, todos apostavam que a Espanha atropelaria o time suíço na estréia. No início do jogo esta foi realmente a impressão. Os espanhóis começaram em cima, tocando bem a bola e tentando transpor a grande barreira defensiva que o time da Suíça montou. Concordo com alguns que acusaram o time espanhol de preciosista. Para mim, seus jogadores acreditavam que o gol era só questão de tempo. E foi, só que do outro lado. Início de segundo tempo, contra-ataque suíço, confusão na área e a bola sobrou para Fernandes tocar para dentro. Se fechando, novamente, a Suíça evitou as investidas espanholas e soltou a primeira grande zebra do mundial.

Espanha

Pontos fortes: toque de bola e criatividade
Pontos fracos: marcação e defesa
Nota: 5,0

Suíça

Pontos fortes: fortíssima marcação
Pontos fracos: ofensividade
Nota: 7,0

Nota do jogo: 7,0

Foto: Reuters
Read More

Jogo 15: Chile faz 'dever de casa'


Jogo 15: Honduras 0 X 1 Chile

O jogo:
O Chile fez o que todos esperavam: jogou um bom futebol e venceu o time de Honduras, um dos figurantes desta Copa do Mundo. O único porém foi o número de gols perdidos, problema a ser resolvido nos próximos jogos pelo seu técnico, o argentino Marcelo 'El Loco' Bielsa. Com os três pontos, a equipe sulamericana mantém as chances de classificação, desde que vença a Suíça na próxima rodada. Já Honduras mostrou vontade, mas com pouca técnica. Não deve ser problema para suíços e espanhóis, na sequência do mundial.

Honduras

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: criativave, técnica e finalização
Nota: 3,0

Chile

Pontos fortes: velocidade e armação
Pontos fracos: finalização
Nota: 6,0

Nota do jogo: 5,0

Foto: AP
Read More

Jogo 14: Brasil bate Coréia jogando o 'mínimo'


Jogo 14: Brasil 2 X 1 Coréia do Norte

O jogo:
Assim como os outros dois jogos do dia, a estréia brasileira na Copa 2014 economizou emoções. O primeiro tempo se resumiu a tentativas de jogadas do Brasil, todas paradas na grande retranca coreana. No segundo tempo, o técnico Dunga adiantou sua equipe e pressionou mais. Mesmo assim, dependeu de um lance individual de Maicon para marcar o primeiro. O gol abriu a Coréia, que buscou o empate. Elano, com liberdade, fez o segundo. No finalzinho, a Coréia aproveitou bobeada da defesa brasileira e descontou com Yun Nam. Mesmo inferior tecnicamente, os coreanos mostraram que podem produzir jogadas e pressionar, usando, principalmente, da garra e vontade. Poderiam, até mesmo, terem tido uma sorte melhor no jogo.

Brasil

Pontos fortes: toque de bola e marcação
Pontos fracos: armação
Nota: 6,0

Coréia do Norte

Pontos fortes: velocidade, contra-ataque e marcação
Pontos fracos: finalização e técnica individual
Nota: 6,0

Nota do jogo: 6,0

Foto: EFE
Read More

Jogo 13: Portugal para na força marfinense


Jogo 13: Costa do Marfim 0 X 0 Portugal

O jogo:
Ficou longe de ser um bom jogo. A disputa entre Portugal e Costa do Marfim, que devem lutar pela segunda vaga do grupo, certamente influenciou o jogo. Muita disputa, marcação, força e divididas. Futebol mesmo, muito pouco. Cristiano Ronaldo, astro português, foi logo acertando a trave em uma das suas primeiras participações. Muito marcado, não conseguiu ir além. Já o time africano mostrou que é dependente de Didier Drogba, craque do Chelsea, que entrou só no finalzinho, já que se recupera de uma cirurgia. Mesmo com ele em campo, Costa do Marfim fez pouco para conseguir surpreender os portugueses.

Costa do Marfim

Pontos fortes: marcação e força
Pontos fracos: criatividade e armação
Nota: 5,0

Portugal

Pontos fortes: defesa e toque de bola
Pontos fracos: dependência de Cristiano Ronaldo
Nota: 5,0

Nota do jogo: 5,0

Foto: Reuters
Read More

Jogo 12: O embate dos mais fracos


Jogo 12: Nova Zelândia 1 X 1 Eslováquia

O jogo:
Foi mais do que fraco. O embate mostrou, provavelmente, os dois níveis técnicos mais baixos da Copa 2010. A seleção da Oceania foi só marcação e passou quase todo o jogando destruindo as jogadas do adversário. Os europeus tentavam chegar ao ataque, mas esbarrava na falta de criatividade e péssima finalização. Achou um gol no primeiro tempo, mas não conseguiu segurar o placar até o apito final do árbitro. O empate coroa a apatia.

Nova Zelândia

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: ausência completa de criatividade
Nota: 2,0

Eslováquia

Pontos fortes: alguma criação no meio de campo
Pontos fracos: defesa e finalização
Nota: 3,0

Nota do jogo: 1,0

Foto: AFP
Read More

Jogo 11: Inconstante, Itália só empata


Jogo 11: Itália 1 X 1 Paraguai

O jogo:
A Itália, atual campeã mundial, não teve moleza na estréia da Copa 2010. Diante do motivado Paraguai, a Azzurra pecou na constância de seu futebol e só conseguiu um empate. Começou melhor, armando jogadas, mas pecando na finalização. Como não fez, viu o adversário anotar ainda no primeiro tempo. O restante da etapa só deu Paraguai, que podia ter feito o segundo. A Itália não voltou bem, mas conseguiu empatar depois de uma falha do goleiro paraguaio que, durante uma cobrança de escanteio, saiu do gol e não achou nada. A equipe européia pressionou até o fim do jogo, mas, mais uma vez, mostrou que possui grande deficiência no ataque.

Itália

Pontos fortes: organização e criação
Pontos fracos: finalização
Nota: 6,0

Paraguai

Pontos fortes: velocidade e marcação
Pontos fracos: criação
Nota: 5,0

Nota do jogo: 6,0

Foto: Reuters
Read More

Jogo 10: Deu sono!!


Jogo 10: Japão 1 X 0 Camarões

O jogo:
Achei muito engraçado quando o comentarista do canal em que assistia, no fim do primeiro tempo, falou: "A gente tem que falar a verdade, né? O jogo tá muito ruim!!". Acho que esta frase resume bem a atuação de japanoses e camaroneses, nesta segunda de manhã (no Brasil). O Japão aproveitou bem a bobeira da zaga de Camarões e abriu o placar na primeira etapa, com Honda. Foi só. Eto'o, grande esperança dos africanos, teve uma atuação pra lá de discreta. No final, por uns 3 a 5 minutos, Camarões pressionou tentando o empate, mas pecou na finalização.

Japão

Pontos fortes: disciplina táctica
Pontos fracos: passe, finalização e marcação
Nota: 4,0

Camarões

Pontos fortes: força e marcação
Pontos fracos: passe, falta de agressão e falha de posicionamento
Nota: 3,0

Nota do jogo: 2,5

Foto: AFP
Read More

Jogo 9: 100% domínio holandês


Jogo 9: Holanda 2 X 0 Dinamarca

O jogo:
A Holanda não deu chances para a Dinamarca e venceu tranquilamente o seu jogo de estréia na Copa 2010. Manteve a bola nos pés a maior parte do jogo e criou oportunidades. Teve, ainda, a sua tarefa facilitada quando o dinamarquês Poulsen foi tirar a bola da sua área e, de cabeça, acertou um companheiro e viu nascer o primeiro gol contra do mundial. A Dinamarca pouco fez e mostrou ser um time fraco, que não consegue agredir o adversário.

Holanda

Pontos fortes: toque e manutenção de bola
Pontos fracos: finalização
Nota: 7,5

Dinamarca

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: falta de criatividade e criação
Nota: 4,0

Nota do jogo: 6,0

Foto: AP
Read More

Jogo 8: Alemanha prova favoritismo


Jogo 8: Alemanha 4 X 0 Austrália

O jogo:
A Austrália começou a Copa de 2010 com o desafio de, ao menos, igualar a campanha passada, quando foi eliminada nas oitavas-de-finais. Encontrou, contudo, uma Alemanha inspirada, pronta para mostrar ao mundo que também é favorita ao título. E conseguiu. Os germânicos mostram o melhor futebol até o momento, com grandes jogas no meio campo, tabelas e bons cruzamentos. Chegou à primeira goleada do mundial, com futebol de sobra, mostrando que será adversário duro a qualquer seleção nas próximas fases.

Alemanha

Pontos fortes: entrosamento, criatividade, troca de bola e armação
Pontos fracos: defesa, principalmente na dificuldade em abater cruzamentos adversários
Nota: 9,0

Austrália

Pontos fortes: saída de contra-ataque
Pontos fracos: marcação e finalização
Nota: 3,0

Nota do jogo: 7,0

Foto: AP
Read More

Jogo 7: Venceu a garra africana

Jogo 7: Sérvia 0 X 1 Gana

O jogo:
Dois times muito diferentes. A Sérvia com um futebol de toque de bola, criação, mas pecando na hora da finalização. Gana jogando na velocidade, explorando os contra-ataques, mas principalmente apoiado na força de seus jogares. Capacidade técnica faltou a ambos, o que proporcionou mais um jogo morno nesta Copa. Melhor para Gana, que conseguiu parar as investidas sérvias e, de pênalti, conseguiu marcar com Gyan, já no finalzinho do jogo. Se torna o favorito para a segunda vaga do grupo.

Sérvia

Pontos fortes: toque de bola e criação de jogadas
Pontos fracos: finalização
Nota: 5,0

Gana

Pontos fortes: marcação e força
Pontos fracos: criatividade no ataque
Nota: 6,0

Nota do jogo: 4,0

Foto: AFP
Read More

Jogo 6: Argélia 0 X 1 Eslovênia


O jogo: A mosca tsé-tsé (aquela da doença do sono) deve ter picado jogadores de Argélia e Eslovênia para as suas estréias na Copa 2010. Jogo fraca, sem objetividade e com muitos erros. Como na partida de ontem entre Inglaterra e Estados Unidos, um frango decidiu o jogo. Após um chute não muito forte do esloveno Koren, aos 33 minutos do segundo tempo, o goleiro argelino Faouzi Chaouchi não conseguiu abafa-lá e a viu entrando no cantinho esquerdo de seu gol. Duas equipes que prometem não dar trabalho no grupo.

Argélia

Pontos fortes: busca a posse de bola
Pontos fracos: falta de agressão
Nota: 3,0

Eslovênia

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: finalização e toque de bola
Nota: 3,5

Nota do jogo: 3,0

Foto: Getty Images
Read More

Jogo 5: Inglaterra 1 X 1 Estados Unidos


O jogo:
A Inglaterra lembrou a Argentina. Jogou bem no toque de bola, armou jogadas e pecou na finalização. Até gol cedo os ingleses fizeram, lembrando los nuestros hermanos. O diferencial do jogo, contudo, foi a forte marcação americana e a falha gigante do goleiro inglês Green, que foi decisivo na sorte final da partida. Resultado: a Inglaterra mostrou que pode evoluir e chegar forte nas fases finais, mas perdeu dois pontos valiosos.

Inglaterra

Pontos fortes: toque de bola e armação
Pontos fracos: finalização
Nota: 7,0

Estados Unidos

Pontos fortes: marcação
Pontos fracos: criatividade e finalização
Nota: 6,0

Nota do jogo: 7,0

Foto: Reuters
Read More

Jogo 4: Argentina 1 X 0 Nigéria


O jogo:
Melhor jogo da Copa 2010, considerando os dois primeiros dias. A Argentina começou bem, se impôs e logo marcou Heinze de cabeça. O time sulamericano continuou buscando o segundo gol, mas logo brecou e viu a Nigéria ganhar espaço. Este, poré, mostrou que não deve ir muito longe devido a deficiência técnica. No segundo tempo, argentinos buscaram a definição do jogo, e a Nigéria explorou os contra-ataques. Apesar do ótimo meio-campo da Argentina e da grande apresentação de Messi, ninguém conseguiu por a bola para dentro.

Argentina

Pontos fortes: toque de bola, criatividade, entrosamento e Messi
Pontos fracos: finalização e Hiaguain
Nota: 8,0

Nigéria

Pontos fortes: velocidade, marcação e goleiro Enyeama
Pontos fracos: criatividade e finalização
Nota: 4,5

Nota do jogo: 8,0

Foto: Getty Images
Read More

Jogo 3: Coréia do Sul 2 X 0 Grécia


O jogo: Começou bem, dava mostras de que poderia ser emocionante e disputado, mas acabou caindo muito depois dos 20 minutos do primeiro tempo. A primeira grande chance foi da Grécia, mas começou mostrando logo de cara a pior característica do time: o pé torto na hora de finalizar. A Coréia do Sul se acertou, trocou bem os passes e mostrou oportunismo nos seus dois gols. Passo muito importante para a classificação.

África do Sul

Pontos fortes: toque de bola e criatividade
Pontos fracos: defesa
Nota: 7,0

Grécia

Pontos fortes: jogadas pelas laterais e cruzamentos
Pontos fracos: defesa muito fraca
Nota: 3,0

Nota do jogo: 4,0

Foto: AFP
Read More

Jogo 2: França 0 X 0 Uruguai


O jogo: Melhor no primeiro tempo, quando as duas equipes tiveram chances mais reais de gols. A França começou melhor posicionada e foi mais perigosa. Na segunda etapa o jogo, que já era morno, caiu de produção. A França ganhou fôlego novo quando Lodeiro, do Uruguai, entrou criminosamente contra os pés de Sagna e foi expulso. Já era tarde, porém, e a seleção sulamericana conseguiu segurar e ganhar seu primeiro ponto.

França

Pontos fortes: toque de bola
Pontos fracos: finalização

México

Pontos fortes: defesa
Pontos fracos: finalização

Nota do jogo: 5,0

Foto: Roberto Candia/AP
Read More

Jogo 1: África do Sul 1 X 1 México


O jogo: Movimentado no primeiro tempo, mas mais disputado na segunda etapa. O México deu mostras de que venceria no início, deu mole, e se perdeu no jogo. No segundo tempo, o gol da África abateu os mexicanos. A sorte deles foi a falha gigante da defesa dos afintriões, que após uma 'linha burra' deixou Rafael Marques livre para empatar. A África ainda teve uma bola na trave nos momentos derradeiros da partida.

África do Sul

Pontos fortes: velocidade no contra-ataque
Pontos fracos: armação e finalização

México

Pontos fortes: toque de bola
Pontos fracos: defesa

Nota do jogo: 7,0

Foto: Martin Meissner/AP
Read More

Ponta pé inicial

Olá pessoas,

Resolvi reativar meu blog de futebol durante a Copa do Mundo 2010, que está sendo realizada na África do Sul. A idéia é dar sequência à série de posts que escrevi aqui na Copa de 2006 e que pode ser lido acessando o arquivo. Desta vez resolvi não escrever muito, apenas alguns 'pitacos'. O objetivo é não cansar o leitor, evitando repetir tudo o que será falado a exaustão pela mídia brasileira neste período. Os comentários, como sempre, serão extremamente bem-vindos.
Read More